Pular para o conteúdo principal
Na quinta-feira, 19 de março de 2015, 1 500 cardápios serão propostos em restaurantes e embaixadas de 150 países espalhadas pelos 5 continentes, a fim de celebrar a gastronomia francesa, convidando o público a compartilhar um « jantar francês ». Em cada restaurante participante, o evento homenageará uma cozinha viva, aberta e inovadora, sendo fiel a seus valores: partilha, prazer, respeito ao comer bem e ao planeta.

Goût de / Good France é fruto de uma inciativa de Alain Ducasse e do Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional.

Laurent Fabius declarou durante a apresentação do projeto: « O patrimônio da França são a cozinha, os vinhos, (…) a refeição à francesa está inscrita, desde 2010, no Patrimônio Mundial da UNESCO, mas não é apenas um patrimônio para se contemplar, glorificar ou saborear, é um patrimônio que deve crescer e se destacar ».
Para Alain Ducasse : « A culinária francesa é a intérprete de uma culinária que evoluiu, alcançando a leveza encontrada na harmonia com cada ambiente (…) o ponto em comum é a generosidade, a partilha, o amor pelo belo e saboroso. A oportunidade de festejar a culinária francesa ao redor do mundo será um parênteses encantador em sua história.
Inspirado em Auguste Escoffier, que iniciaria em 1912 « Jantares de Epicuro » — o mesmo cardápio, no mesmo dia, em diversas cidades do mundo e para um grande número de convidados — o Goût de / Good France retoma essa grande idéia com o desejo de colocar em relação restaurantes presentes nos quatro cantos do mundo.
Os chefs apresentarão em seus estabelecimentos um menu « à francesa » com um aperitivo de tradição francesa, uma entrada fria, uma entrada quente, um peixe ou crustáceo, uma carne ou ave, um queijo francês (ou uma seleção de queijos), uma sobremesa de chocolate, vinhos e um digestivo francês, estando livres para dar destaque à sua tradição/cultura culinária.
Uma cozinha acessível a todos, desde a mais alta gastronomia ao bistrô de qualidade, concebida a partir de produtos frescos da estação, com menos gordura, menos açúcar, menos sal e menos proteína.
O preço do menu fica a critério do restaurante e cada um se comprometerá a reverter 5% das vendas a uma ONG local que trabalhe em prol do respeito à saúde e ao meio-ambiente.

Uma viagem gastronômica

É um convite a uma verdadeira viagem que a França oferece ao mundo: reunir mais de 1 500 chefs de 5 continentes que se beneficiarão dos pontos fortes da gastronomia francesa para expressar seu talento através de 1500 menus.
A partir de 21 de janeiro de 2015, todos os restaurantes participantes estarão no site www.goodfrance.com.
Veja a lista dos restaurantes participantes na circunscrição de São Paulo :
São Paulo :
- Restaurant Avek, chef Alain Uzan
- Restaurant Bistrot de Paris, chef Alain Poletto
- Restaurant Ça-va, chef Antonio Carlos Cirelli
- Restaurant Chef Rouge, chef Wagner Resende
- Restaurant l’Eau, chef Thierry Buffeteau
- Espace culturel "Laurent", Laurent Suaudeau
- Restaurant L’Amitié, chef Yann Corderon
- Restaurant Le Bilboquet, chef Rodrigo Fischer
- Brasserie Le Jazz, chef Chico Ferreira
- Bistrot On Va Manger, chef Jean-Christophe Burlaud
- Bistrot Oui, chef Caio Ottoboni
- Restaurant La Casserole, chef Marie-France Henry
- Rive Gauche Cuisine, chef Luciano Gama
- Le Sarrasin, chef João Souza
- Restaurant Skye, chef Emmanuel Bassoleil
- Restaurant Tartar & Co, chef Erick Jacquin
- Restaurant L’Entrecôte de Paris, chef Antonio Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

to^ bonsai

My coffee-table book MOTEL | HOTEL featuring Todd Sanfield is now sold-out. I want to thank everyone who purchased a copy.

Les fraises Sarah Bernhardt d’Escoffier chez Benoit Paris « Rendre hommage au plus grand cuisiner français du 19e, c’est un devoir de mémoire » nous raconte Eric Azoug, le chef du restaurant Benoit. Cet été les clients du restaurant pourront découvrir un dessert d’Auguste Escoffier : « Les fraises Sarah Bernhardt ». Inspiré par la célèbre comédienne, ce dessert est une petite merveille de douceur et de fraîcheur... Les fraises sont mises à macérer dans le curaçao, elles sont ensuite dressées en timbale au moment de servir, sur un socle de mousse glacée au curaçao et accompagnées d’un sorbet à l'ananas. www.benoit-paris.com