Pular para o conteúdo principal

no


Aqui no sul da China, à sombra das montanhas da província de Fujian, se encontram dezenas de enormes lagos cheios de água turva marrom repletos de enguias, camarões e tilápias, grande parte deles destinados aos mercados do Japão e do Ocidente.


A China responde por cerca de 70% da produção mundial de peixes e frutos do mar


Fuqing (pronuncia-se 'fu-ching') é um dos centros de uma indústria próspera que ao longo de duas décadas transformou este país no maior produtor e exportador de peixes e frutos do mar do mundo, assim como o fornecedor dos Estados Unidos que mais cresce.

Mas tal crescimento está ameaçado por duas das mais gritantes fraquezas ambientais na China: escassez aguda de água e abastecimento de água contaminada por esgoto, dejetos industriais e escoamento agrícola, que inclui pesticidas. As fazendas de peixes, por sua vez, despejam seus dejetos e poluem ainda mais as reservas de água.

"Nossas águas aqui são imundas", disse Ye Chao, um criador de camarões que possui 20 lagos gigantes no oeste de Fuqing. "Simplesmente há fazendas de piscicultura demais nesta área. Todas despejam água aqui, poluindo outras fazendas."

Os piscicultores lidam com as águas tóxicas misturando drogas veterinárias ilegais e pesticidas na ração dos peixes, o que ajuda a mantê-los vivos, mas deixa resíduos venenosos ou cancerígenos nos peixes e frutos do mar, ameaçando a saúde dos consumidores.

A degradação ambiental, em outras palavras, se tornou um problema de segurança alimentar e os cientistas dizem que as conseqüências a longo prazo com o consumo de peixes e frutos do mar contaminados podem incluir maiores índices de câncer e doenças no fígado, entre outros males.

Ninguém está mais vulnerável a estes riscos à saúde do que os chineses, porque a maior parte dos peixes e frutos do mar da China é consumida no mercado interno. Mas os importadores estrangeiros também estão preocupados. Nos últimos anos, a União Européia e o Japão impuseram proibições temporárias aos peixes e frutos do mar chineses devido aos resíduos de drogas ilegais. Os Estados Unidos bloquearam a importação de vários tipos de peixe neste ano, depois que as inspeções detectaram traços de drogas ilegais associadas ao câncer.

Autoridades americanas e chinesas assinaram um acordo em Pequim para melhoria da supervisão das fazendas de piscicultura chinesas, parte de um acordo mais amplo de segurança dos alimentos e medicamentos.

Mas reguladores dos dois países estão tendo dificuldade para manter os peixes e frutos do mar contaminados fora do mercado. A China fechou empresas de peixes e frutos do mar acusadas de violarem as leis e colocaram outras em listas negras, enquanto os órgãos reguladores americanos estão realizando inspeções especiais nos peixes e frutos do mar chineses.

Fuqing está no topo da lista neste ano de carregamentos chineses de peixes e frutos do mar rejeitados, com 43 rejeições em novembro, segundo registros mantidos pela Food and Drug Administration (FDA), a agência americana de controle de alimentos e medicamentos. Todas as rejeições envolveram o uso de drogas veterinárias ilegais.

Em comparação, a Tailândia, outra grande exportadora de peixes e frutos do mar para os Estados Unidos, só teve dois carregamentos rejeitados por uso de drogas veterinárias ilegais. A China teve, ao todo, 210 carregamentos rejeitados por causa de drogas ilegais.

"Por 50 anos nós enfatizamos cegamente o crescimento econômico", disse Wang Wu, professor da Universidade de Pesca de Xangai. "O único interesse era o produto interno bruto (PIB), mas agora podemos ver que a água se tornou suja e os peixes e frutos do mar se tornaram perigosos. Todo ano, há acidentes de segurança alimentar e de poluição ambiental."

Os problemas ambientais que atormentam os peixes e frutos do mar poderiam ser um mau presságio para a indústria. Mas com a diminuição constante dos estoques de peixe nos oceanos e o aumento da demanda mundial por peixes e frutos do mar, a criação de peixes e frutos do mar é o futuro. E nenhum país se dedica mais a isto do que a China, que produziu cerca de 52 bilhões de toneladas de peixes e frutos do mar no ano passado.

Demanda gigante, estrutura gigante, problemas gigantes
A China produz cerca de 70% dos peixes criados em fazendas de pescados no mundo, colhidos em milhares de complexos gigantes ao estilo de fábricas que se estendem ao longo de todo o litoral leste do país. Os piscicultores produzem peixes e frutos do mar em massa não apenas na costa, mas também no interior, em lagos, lagoas, rios e reservatórios, ou em imensas piscinas retangulares cavadas na terra.

"Eles serão grandes fornecedores não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo", disse Richard Stavis, o presidente da Stavis Seafoods, uma empresa americana que importa bagre, tilápia e rã chineses.

A China começou a despontar como potência de peixes e frutos do mar nos anos 90, à medida que o rápido crescimento econômico se tornou uma grande prioridade no país. Mas especialistas em meio ambiente dizem que a busca precipitada por um maior produto interno bruto devastou a qualidade da água chinesa e colocou em risco a oferta de alimento do país. Na província de Guangdong, no sul da China, peixes contaminados com produtos químicos tóxicos como o DDT já estão causando problemas de saúde.

"Há metais pesados, mercúrio e retardantes de chama nas amostras de peixe que testamos", disse Ming Hung Wong, professor de biologia da Universidade Batista de Hong Kong. "Nós temos que impedir que os poluentes penetrem no sistema alimentar."

Mais da metade dos rios da China estão poluídos demais para servir como fonte de água potável. Os maiores lagos do país sucumbem regularmente de um grande aumento de algas prejudiciais. Os produtores de peixes e frutos do mar são parte do problema, disseram especialistas em meio ambiente. As enormes fazendas de piscicultura concentram dejetos de peixes, pesticidas e drogas veterinárias em seus lagos e despejam a água contaminada em rios, riachos e áreas costeiras, freqüentemente sem tratamento.

"Água é o maior problema na China", disse Peter Leedham, o gerente de negócios da Sino Analytica, uma empresa independente de testes de segurança de alimentos que trabalha com empresas que compram da China. "Mas meu sentimento é de que a China resolverá isto, porque ela precisa. Mas não será um processo rápido."

Lar do futuro chinês
Fuqing é chamada de qiaoxiang, ou lar, para aqueles que vão para o exterior, porque por décadas esta cidade portuária no Mar do Leste era por onde fugiam milhares de pessoas como passageiros clandestinos.


Poluição em fazenda piscicultura: boom dos anos 80 levou a problemas nos anos 90


Nos anos 80, alguns dos imigrantes começaram a mandar dinheiro e idéias para casa ao mesmo tempo em que investidores estavam chegando do Japão e de Taiwan, prometendo ajudar o país a construir fazendas de piscicultura.

"A piscicultura era popular no Japão, de forma que vi o futuro", disse Wang Weifu, um antigo produtor de enguias.

Milhares de camponeses que tinham dificuldade em ganhar a vida colhendo arroz e batata começaram a cavar imensas piscinas retangulares e a enchê-las com água para criar lagos para os peixes. Outras partes do país seguiram o exemplo, criando fazendas ao longo das estradas, perto de rios, riachos e em grandes lagos, lagoas e reservatórios.

Hoje, o poderoso Rio Yangtze está repleto de fazendas de piscicultura. O histórico Lago Tai está cheio de cercados de caranguejos. Perto de Ningde, a 145 quilômetros ao norte daqui, milhares de pessoas vivem em uma imensa baía, onde navegam em imensas jangadas de madeira e alimentam e colhem os peixes engaiolados, como o pescado amarelo.

O governo esperava que o boom de construção tiraria milhões da pobreza. E tirou. Atualmente há mais de 4,5 milhões de piscicultores na China, segundo o Comitê de Pesca.

Lin Bingui, 50 anos, é um deles, um ex-pedreiro com sorriso fácil e que agora administra 20 enormes lagos de camarão e enguia no oeste de Fuqing, em terras recuperadas com acesso a um estreito de água salgada.

"Isto não exige muita tecnologia", ele disse enquanto entrava em um tanque em recinto fechado, onde cria enguias. "Você aprende enquanto trabalha."

O boom criou mais empregos. Ele tornou a China o único país a produzir mais peixes e frutos do mar por piscicultura do que pescados no mar. Também ajudou a alimentar uma população cada vez mais próspera, um antigo desafio na China.

Muitos produtores também enriqueceram, pessoas como Lin Sunbao, cujo filho de 25 anos atualmente está estudando na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. "Meus melhores anos foram 1992, 93, 94", ele disse. "Eu só tinha uma fazenda e ganhava mais de US$ 500 mil por ano."

Mas em meados dos anos 90, sérios problemas ambientais começaram a surgir depois que fábricas de eletrônicos e têxteis se mudaram para a região central de Fuqing. Começou a ocorrer escassez de água na região sudeste da cidade e alguns produtores disseram que sua água ficou preta.

Documentos do governo registram os males ambientais na região. O vizinho Reservatório de Dongzhang, uma fonte de água para a agricultura e mais de 700 mil pessoas, foi recentemente classificado como nível 5, perto do fundo da escala do governo, inadequado para criar peixes, nadar ou mesmo para contato com o corpo humano.

O Rio Long, o principal canal de Fuqing, foi degradado pelos resíduos despejados pelas fábricas de papel e matadouros. O governo classificou neste ano grandes trechos do rio abaixo do nível 5, ou tão poluídos que são inadequados para qualquer uso. E as águas costeiras próximas que também são altamente utilizadas para piscicultura estão poluídas com óleo, chumbo, mercúrio e cobre, segundo a Administração Estatal de Proteção Ambiental da China.

Enquanto piorava a qualidade da água em Fuqing, os produtores que freqüentemente enchiam seus lagos com peixes e frutos do mar demais, tentavam combater as doenças e acalmar os peixes estressados com uma série de antibióticos e pesticidas freqüentemente ilegais.

Os produtores de enguias, por exemplo, freqüentemente usavam nitrofurano para matar bactérias. Mas tal antibiótico foi proibido para uso em animais de criação nos Estados Unidos, Europa, Japão e até mesmo na China, por causar câncer em camundongos de laboratório.

Os importadores de peixes e frutos do mar chineses rapidamente perceberam. Nos últimos anos, carregamentos de enguia para a Europa, Japão e Estados Unidos foram devolvidos ou destruídos devido a resíduos de drogas veterinárias proibidas. A exportação de enguia para o Japão caiu 50% em agosto deste ano, desferindo um duro golpe a Fuqing.

Os piscicultores chineses dizem que deixaram de usar medicamentos proibidos e que sofrem com uma queda de 30% na sobrevivência de seus peixes e frutos do mar.

"Antes de 2005, nós usávamos as drogas às cegas. Elas eram eficazes no combate às doenças", disse Wang, presidente da associação local de enguias, notando que os resíduos das drogas podem ainda estar na água. "Mas agora nós não ousamos por causa das regulamentações."

Alguns produtores atacaram o Japão, argumentando que o país continua elevando os padrões de resíduos simplesmente para proteger seus próprios produtores de enguias da concorrência. Mas os produtores daqui dizem que os compradores do Japão no final serão forçados a comprar enguias da China.

"Nosso mercado se expandirá na Rússia, Sudeste Asiático e na União Européia", disse Wang. "Além disso, nós vemos grandes perspectivas no mercado chinês. Em cinco ou seis anos, ao mudarmos nossos destinos de exportação, o Japão implorará pelo nosso produto."

País busca um recomeço; cientistas se preocupam
A 280 quilômetros de carro a oeste de Fuqing se encontram as verdejantes montanhas subtropicais da província de Fujian, onde se encontram algumas das mais ricas reservas de madeira e bambu da China. Lá, perto da cidade de Sanming, os criadores de enguia de Fuqing construíram uma série de imensas piscinas de cimento encravadas na encosta da montanha, cobertas com lona preta e cheias de milhões de enguias.

"Custa muito mais aqui, mas tivemos que fazê-lo", disse Zheng Qiuzhen, um antigo produtor de enguias de Fuqing e que agora opera perto de Sanming. "Nós tínhamos que fazer algo em relação aos problemas com a água."

Em grande parte do país, os criadores de peixes e frutos do mar estão trocando as lotadas áreas costeiras por regiões menos desenvolvidas, onde a terra é mais barata e há água mais limpa. Mas eles dizem que o custo geral de fazer negócios tão longe da costa é mais alto, dada a despesa de transporte do peixe em tanques oxigenados para as processadoras em Fuqing e seu abandono das drogas ilegais, uma medida que reduz as taxas de sobrevivência e aumenta o período de crescimento da maioria dos peixes de três para cinco anos.

"Não é possível encontrar muitos lugares tão bonitos quanto este, coberto de árvores e bambus", disse Lin Sunbao, que se mudou de Fuqing para Sanming. "Nós usamos água dos riachos da montanha. E como nossa água é melhor, é mais difícil pegar doenças."

Esta é uma solução para a crise de água na China: procurar território virgem e basicamente reiniciar o ciclo. Isto preocupa os cientistas, que dizem que a piscicultura na China não é apenas uma vítima da poluição da água, mas é também culpada de um legado ambiental destrutivo.

A criação de peixes em escala industrial destruiu mangues na Tailândia, Vietnã e China, poluiu canais e alterou radicalmente o equilíbrio ecológico em áreas costeiras, em grande parte pelo despejo da água usada. Os dejetos da aquacultura contêm fezes de peixes, ração de peixe apodrecida e resíduos de pesticidas e drogas veterinárias, assim como outros poluentes que já estavam misturados na água de baixa qualidade fornecida aos aquacultores.

Além do aumento da algas, alguns dos maiores lagos da China, como o Lago Tai, estão sofrendo eutroficação, causada em parte pela piscicultura, que pode matar peixes ao privar a água de oxigênio. O governo está expulsando a piscicultura destes lagos e também do Rio Long, em Fuqing.

Locais como Sanming podem não permanecer puros por muito tempo. A indústria pesada está se mudando para lá, atraída pelas riquezas minerais e por incentivos dos governos locais, que estão pressionando por desenvolvimento.

E Sanming já conta com 72 fazendas gigantes de enguias, que produzem 5 mil toneladas de frutos do mar por ano. Juntas, essas fazendas usam cerca de 1 bilhão de litros de água por dia e então despejam a água suja no dia seguinte, de volta ao ambiente de Sanming.

Há esforços para operar a piscicultura de forma sustentável. Na Noruega, por exemplo, os produtores de salmão usam tecnologia sofisticada, incluindo câmeras submarinas, para monitorar a qualidade da água e a quantidade de ração de peixe que é de fato consumida.

Mas nada assim é feito na China, e especialistas como Li Sifa, da Universidade de Pesca de Xangai, insiste que a regulamentação chinesa é branda demais e que os esforços para assegurar seu cumprimento são fracos ou inexistentes.

O governo aumentou suas inspeções às fazendas produtoras e processadoras de peixes e frutos do mar daqui, alertando os trabalhadores sobre os riscos e conseqüências do uso de drogas ilegais. Mas as drogas permanecem um problema, em parte devido à má qualidade da água.

Uma possível solução para os problemas da água seria deslocar a produção para alto-mar, dizem especialistas, com nova tecnologia que permita que as gaiolas de peixe de águas profundas sejam atendidas por máquinas de alimentação automatizada.

Os Estados Unidos já estão considerando tal plano, em parte como forma de se tornar menos dependentes das importações, que atualmente atendem 80% das necessidades americanas de peixes e frutos do mar. A China também está considerando a adoção do que está sendo chamado de piscicultura em "oceano aberto".

Atualmente, as fazendas de peixes costeiras da China enfrentam muitos dos mesmos problemas enfrentados pelas fazendas no interior. Suas águas estão altamente poluídas com óleo, chumbo, mercúrio, cobre e outras substâncias pesadas.

As drogas veterinárias despejadas nas águas costeiras podem facilmente se espalhar para as fazendas vizinhas e afetar espécies fora das gaiolas, e apesar das águas costeiras serem menos poluídas do que as do interior, as fazendas de piscicultura, com seus ciclos de produção intensivos, são propensas a serem poluidoras.

Ainda assim, disse An Taicheng, da Academia Chinesa de Ciências: "A China precisa ir para o mar porque está ficando cada vez mais difícil encontrar água limpa. Todo ano há problemas de segurança envolvendo peixes e frutos do mar. Algum dia, ninguém ousará comer peixe de água suja e o que os produtores farão?"

*Chen Yang, em Xangai e Fuqing, contribuiu com pesquisa

Tradução: George El Khouri Andolfato
Visite o site do The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The 3 P.M. Brunch With the 4 A.M. Vibe By BEN DETRICKNOV. 16, 2011 Continue reading the main story Share This Page Share Tweet Pin Email More Save Photo An enthusiastic reveler parties to a performance by Roxy Cottontail, a promoter, at Eat Yo Brunch at Yotel on 10th Avenue, where the $35 brunch allows patrons to eat and drink for two hours. Credit Deidre Schoo for The New York Times BRUNCH, an occasion for flapjacks, Bloody Marys and meandering conversation, is traditionally the most sluggish of meals. But a smorgasbord of clubby New York restaurants have transformed lazy midday gatherings into orgies of overindulgence with blaring music, jiggling go-go dancers and bar tabs that mushroom into five figures. No, boozy brunches aren’t new. Inspired by the daytime debauchery on Pampelonne Beach in St.-Tropez, where jet-setters arrive by Ferrari and yacht, early iterations began at Le Bilboquet on the Upper East Side in the early ’90s, and spread to meatpacking district flashpoints like Bagatelle and Merkato 55 in 2008. But more recently, these brunches have been supersized, moving from smaller lounges to brassy nightclubs like Lavo and Ajna. The party blog Guest of a Guest has taken to calling it the “Battle of the Brunches.” “Not everyone gets to run to the beach or jump on a plane,” said Noah Tepperberg, an owner of Lavo in Midtown, which started its brunch party a year ago. “If you want to leave your house on the weekend, brunch fills that void.” On a recent Saturday, Mr. Tepperberg stood in Lavo’s basement kitchen, surrounded by meat slicers and employees readying confectionary “poison apples” for a Halloween party for a pre-split Kim Kardashian. Upstairs, patrons in costumes danced atop tables and chairs, bobbing to the carnival syncopation of Jay-Z and Kanye West’s “Paris.” Confetti and blasts of fog filled the air. Continue reading the main story Related Coverage slideshow The Brunch Party Takes Over Clubs NOV. 16, 2011 Advertisement Continue reading the main story It was 3 p.m. “People walk in and say, ‘I can’t believe this is going on right now,’ ” Mr. Tepperberg said. The brunch bacchanalia shows no sign of running dry. The Mondrian SoHo is starting Scene Sundays this month at its Imperial No. Nine restaurant. In Las Vegas, the original Lavo started a Champagne brunch a few weeks ago. Similar affairs have bubbled up in Boston, Los Angeles and Washington. For those looking to replicate the formula, here’s a guide to some of New York’s frothiest. Day and Night Ajna Bar (25 Little West 12th Street, dayandnightnyc.com); Saturday, noon to 6 p.m. This extravagant French-themed party landed in October at Ajna Bar in the meatpacking district, after dousing the Hamptons, Art Basel in Miami and the Oak Room in the Plaza Hotel with rosé. Beneath an industrial skylight and fluttering flags from the United Kingdom, France and Israel, well-heeled patrons pumped their fists and posed for purse-lipped Facebook photos, racking up huge tabs every Saturday. “I understand there’s a lot of people out there going through hard times,” said Daniel Koch, the promoter who helped start the Day and Night parties at Merkato 55. “But what you want to do with your money is your business.” SIGNAL TO DANCE ON TABLES “If you’ve been sprayed with Champagne, make some noise!” a hype man will shout between piercing dance tracks from Robyn, Calvin Harris and Oasis. Dancers in orange bathing suits will emerge; pipes will blast jets of fog. In a dangerously drunken take on a bar mitzvah ritual, a man spooning dessert out of a giant bowl will be seated on a chair and lifted high into the air by his cronies. BRUNCH SET Club-savvy guests seem piped in from Miami, Monaco and Merrill Lynch. “I’m from the South, so drinking during the day is not new to me,” said a woman who wore a Diane Von Furstenberg dress but not the necessary wristband to enter the V.I.P. area. Outside, near a black Aston Martin coupe, a young man wearing paint on his face and sunglasses delved into socioeconomics. “We’re the 1 percent,” he said to a woman, matter of factly. THE BUFFET The Nutella-stuffed croissants ($12) cater to Europeans, while a gimmicky $2,500 ostrich egg omelet (with foie gras, lobster, truffle, caviar and a magnum of Dom Perignon) is for aspiring Marie Antoinettes. Champagne bottles start at $500; packages with several bottles of liquor and mixers for mojitos or bellinis are $1,000. The check can be sobering. “You didn’t look at the price of the Dom bottle!” a man barked into his iPhone, to a friend who apparently ditched before paying. “It’s $700!” STILL-HOT ACCESSORY Slatted “shutter shades” live on at Day and Night. DID THE D.J. PLAY “WELCOME TO ST.-TROPEZ”? Yes. Lavo Champagne Brunch Lavo (39 East 58th Street, lavony.com); Saturday, 2 to 6:30 p.m. Smog guns. Confetti cannons. Piñatas. Masked masseuses. Dancers in Daisy Duke shorts (some on stilts, obviously). Since last November, this Italian restaurant has roiled with the energy and pageantry of Mardi Gras. At the recent Halloween party, Slick Rick, an old-school rapper with an eye patch and glinting ropes of jewelry, lethargically performed several ’80s hits. Some of the younger “Black Swans” in attendance were unsure of his identity. “Is he big in London?” asked an Australian woman wearing a top hat. SIGNAL TO DANCE ON TABLES Caffeinated anthems like Pitbull’s “Hey Baby” and Roscoe Dash’s “All the Way Turnt Up” are accentuated by processions of bouncers carrying women above them in tubs, like Cleopatra on a palanquin. Polenta pancakes taking up precious square footage? Just kick them aside with your stilettos. Newsletter Sign Up Continue reading the main story Open Thread Newsletter A look from across the New York Times at the forces that shape the dress codes we share, with Vanessa Friedman as your personal shopper. You agree to receive occasional updates and special offers for The New York Times's products and services. See Sample Privacy Policy Opt out or contact us anytime BRUNCH SET Share Champagne spritzers with willowy model types and inheritors of wealth. The scrum on an October afternoon included the son of a Mongolian dignitary, six scions of Mexican plutocracy wearing novelty somberos, and at least one supermodel. “She’s everywhere,” said Mr. Tepperberg, as the nymph, whose name he couldn’t remember, disappeared into the jungle of merriment. THE BUFFET With the emphasis on tabletop dancing, Italian trattoria offerings (margherita pizzas for $21, and lemon ricotta waffles for $19) are often abandoned underfoot and sprinkled with confetti. Proving alcohol reigns supreme here, ice buckets are carefully shielded with napkins. Bottle service rules: Moët Brut is $195 and liquor starts at $295. Balthazar and Nebuchadnezzar sizes surge toward the $10,000 mark. RISKY ROSé Alcohol and high-altitude dancing can be perilous: there was a brief hullabaloo in one corner when several women took a tumble. DID THE D.J. PLAY “WELCOME TO ST.-TROPEZ”? Yes. Eat Yo Brunch Yotel (570 10th Avenue, yotel.com); Sunday, 11 a.m. to 4 p.m. If spending thousands of dollars makes your stomach turn, this newish party at Yotel is more easily digested. This affably cartoonish affair, held at the space-age hotel in Hell’s Kitchen with the design aesthetics of a Pokémon, draws a gay-friendly crowd lured northward by Patrick Duffy, a promoter. “There’s a lot of pressure in night life,” Mr. Duffy said. “But I feel like Sunday is a comedown. It doesn’t have to be perfect.” SIGNAL TO DANCE ON TABLES These connoisseurs of brunch wear designer shoes too stylish for tromping atop omelets. With a D.J. spinning dance tracks from LeLe and Earth, Wind & Fire, guests sip bellinis at the bar or banter at long communal tables. The performers are looser. One afternoon, Roxy Cottontail, a pink-haired promoter, vamped around the sunken dining area with a microphone. “Don’t make kitty pounce,” she rapped, before climbing atop a table. BRUNCH SET Clusters of trim men wear leather motorcycle jackets or shroud themselves in patterned scarves. “It’s an eclectic, downtown vibe,” Ms. Cottontail said. “We have the most fabulous gays in New York City.” When a platinum-blond waiter in skintight jeans pranced in front of a wall decorated with pictures of sumo wrestlers riding Japanese carp, it seemed straight from an anime cell. THE BUFFET For an egalitarian $35, patrons receive unlimited grub — options include chilaquiles, halibut sliders and seaweed salad — and a two-hour window of boozing. “It’s not bougie,” said Mr. Duffy, who bounded across the room hugging guests and hand-delivering shots. “You could be a poor, starving artist or someone that doesn’t take a client for under $20 million.” COLOR CODE Wear purple if you hope to be camouflaged by the staff outfits, chairs and ceilings. DID THE D.J. PLAY “WELCOME TO ST.-TROPEZ”? No. Sunset Saturdays PH-D Rooftop Lounge at Dream Downtown (355 West 16th Street, dreamdowntown.com); Saturday, 5:30 to 10 p.m. Despite a happy hour time slot, this sunset party atop the Dream Downtown hotel is not for pre-gaming. After funneling in brunch crowds from elsewhere, 8 p.m. has the frenzied atmosphere and intoxication of 2 a.m. The offbeat timing may deter conventional weekend warriors. “No matter how cool the place, some people feel Friday and Saturday nights are for amateurs,” said Matt Strauss, a manager of PH-D. “We’re not for amateurs.” SIGNAL TO DANCE ON TABLES The D.J. rapid-fires through tracks from C+C Music Factory, LMFAO and Rick Ross, but booze-lubricated guests scramble on couches with little hesitation. Those grappling with bursts of existential angst after six hours of brunch can gaze pensively at the spectacular views of Midtown Manhattan. BRUNCH SET Attractive women and affluent men knot around tables; hotel guests gawk from the bar. On a recent Saturday, Mark Wahlberg danced with a few friends, and David Lee, a former New York Knick, enjoyed downtime provided by the N.B.A. lockout. “We saw an angle,” said Matt Assante, a promoter. “People spend more money than at nighttime.” THE BUFFET Brunch is thankfully over, but crispy calamari ($17) and guacamole ($12) could constitute a light dinner. A bottle of Veuve Clicquot is $475. Cîroc vodka is $450. Cocktails like the Cloud Nine (Beefeater gin, Campari, grapefruit) are $18; a Bud Light is $10. WINDING DOWN After the rigors of daylong gorging, relax with the help of an on-site masseuse. DID THE D.J. PLAY “WELCOME TO ST.-TROPEZ”? Obviously.

The 3 P.M. Brunch With the 4 A.M. Vibe By BEN DETRICK NOV. 16, 2011 Continue reading the main story Share This Page Share Tweet Pin Email More Save Photo An enthusiastic reveler parties to a performance by Roxy Cottontail, a promoter, at Eat Yo Brunch at Yotel on 10th Avenue, where the $35 brunch allows patrons to eat and drink for two hours. Credit Deidre Schoo for The New York Times BRUNCH, an occasion for flapjacks, Bloody Marys and meandering conversation, is traditionally the most sluggish of meals. But a smorgasbord of clubby New York restaurants have transformed lazy midday gatherings into orgies of overindulgence with blaring music, jiggling go-go dancers and bar tabs that mushroom into fiv

Keni Burke - Risin' To The Top (Dj "S" Bootleg Bonus Beat Extended Re-Mix)

The White Lamp - It's You (Ron Basejam remix)