Pular para o conteúdo principal

A lama que se rompeu da barragem da Samarco em Mariana chegou ao litoral a Bahia, na região de Porto Seguro e Trancoso e do Parque Nacional de Abrolhos. O anunciou da extensão dessa catástrofe ambiental foi feito no início da noite desta quinta-feira (7/1) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). A empresa foi notificada a iniciar até amanhã uma análise da água para confirmar se os sedimentos registrados por meio de um sobrevoo na região são mesmo de origem da mineradora - além de se certificar da composição química e tóxica do material. O resultado deve sair em menos de 10 dias - nos casos de análise mais complexa - e imediatamente na averiguação mais simples do material coletado do mar. As chuvas e a força dos ventos nos últimos dias acabaram mudando o sentido da expansão da lama que chegou ao mar do Espírito Santo depois de contaminar o Rio Doce desde a sua bacia, em Minas Gerais. Além de ambiental, a chegada da lama à Bahia deve causar impactos econômicos significativos por se tratar de uma das principais regiões turísticas do Brasil. Até agora são 392 quilômetros quadrados de sedimentos de maior concentração da lama - junto à foz do Rio Doce - e 6.197 quilômetros quadrados de lama diluída, em menor concentração de resíduos. O impacto ambiental da flora e da fauna no Parque Nacional de Abrolhos tem sido acompanhado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A reserva é responsável por concentrar a maior biodiversidade de corais de todo o Oceano Atlântico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

to^ bonsai

My coffee-table book MOTEL | HOTEL featuring Todd Sanfield is now sold-out. I want to thank everyone who purchased a copy.

Les fraises Sarah Bernhardt d’Escoffier chez Benoit Paris « Rendre hommage au plus grand cuisiner français du 19e, c’est un devoir de mémoire » nous raconte Eric Azoug, le chef du restaurant Benoit. Cet été les clients du restaurant pourront découvrir un dessert d’Auguste Escoffier : « Les fraises Sarah Bernhardt ». Inspiré par la célèbre comédienne, ce dessert est une petite merveille de douceur et de fraîcheur... Les fraises sont mises à macérer dans le curaçao, elles sont ensuite dressées en timbale au moment de servir, sur un socle de mousse glacée au curaçao et accompagnées d’un sorbet à l'ananas. www.benoit-paris.com