trem-bala SP-Rio-Campinas sai em outubro, diz Lula
Carmen Munari
Em Campinas
A licitação para a construção do trem-bala que o governo federal vai construir ligando São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas deverá ter início em outubro, segundo previu nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) viajou ao Japão e Coréia do Sul em busca de sócios para o projeto.
A obra, de acordo com o presidente, está orçada em 9 bilhões de dólares. "A obra é muito grande, mas, se Deus quiser, está tudo mais ou menos encaminhado", relatou.
O governo do Estado anuncia um acordo para a construção de uma linha de trem ligando a estação da Luz (centro de SP) ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, além de uma nova linha de metrô que passará pelo aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.
"A companheira Dilma está na Coréia e no Japão tentando mostrar o projeto para países mais ricos, para empresas que têm tecnologia para participarem de um consórcio junto com empresas brasileiras", disse Lula em Campinas, onde lançou obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região.
Discursando em área de Viracopos (cerca de 100 quilômetros de SP), Lula disse que o aeroporto terá mais duas pistas e um grande terminal de passageiros. "Vai repartir com Cumbica", afirmou, referindo-se ao aeroporto localizado em Guarulhos, na grande São Paulo.
Comentários