Aromas de verão ? Espelho meu, afinal o que é grooming ?
Ueba! Este é, um verão de muitos cheiros. Mas, antes de mais nada, vamos à pergunta que não quer calar. Grooming são os cuidados masculinos – só homens – de higiene e beleza.
Groom, em inglês, significa, noivo. To groom, quer dizer arrumar, enfeitar. Logo, o noivo se arruma no dia de seu casório. Ele faz o seu grooming. Well groomed, significa, bem tratado, elegante. E, como sempre tem um espírito de porco, que vai ao dicionário, tem mais. Tratar de cavalos, cachorros e gatos, também é fazer grooming neles e groom também é cavalariço. Atenção: mulher não faz grooming. Mulher cuida da beleza. Simples assim, não é bacana ?
Grooming é seção fixa de todas as publicações de moda, estilo de vida e comportamento masculino. Aí também entram os perfumes, aromas e fragrâncias
Na terça, rolou um evento, no qual O Boticário, lançou aqui no Rio, a linha Acqua di Colonia, composta por 7 águas perfumadas (foto abaixo). Super refrescantes, estas águas de cheiro, podem ser desfrutadas por toda a família, já que podem ser usadas por homens, mulheres e crianças. É a cara desta temporada caliente. A cara do Rio. Eu já tenho as minhas 3 favoritas que são: cologne, cítrico e a lavanda. As outras são: floral, bebê,vanilla e fougère.
Em São Paulo, no último dia do São Paulo Fashion Week, eu almocei, no restaurante do Hotel Emiliano, para conhecer mais de perto, o perfume For Him, de Narciso Rodrigues. O Daniel Santos, expert em fragrâncias da RR Perfumes, me contou tudo sobre a sua experiência na área de beleza, e, sobre o primeiro perfume de Rodriguez.
O Narciso adora o Rio. Volta e meia pinta por aqui e vai à Osklen da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Tornou-se um amigo do Oskar Metsavaht. O modelão que é a cara da campanha, For Him, se chama Evandro Soldati. É brasuca, de Minas.
O Boticário lançou, o seu primeiro eau de parfum masculino, o Zaad. Um luxo e com uma embalagem a altura. O frasco foi criado, pelo badalado designer francês Juan Carlos Rustarazzo
Tatiana Ponce, Gerente Nacional de Mercado e Consumo da empresa, contou que, com Zaad, a marca vai ampliar a sua participação no mercado de luxo, que está em franca expansão, no Brasil.
Depois deste banho de cheiro, que tal um pouquinho de história, para entendermos melhor os nossos aromas ? Espelho meu, o que é grooming ?, é o nome de um capítulo de meu livro, o Almanaque da Moda Masculina. Além de história, tem um serviço dando dicas do tipo de perfume para cada ocasião y afins.
Se você quer saber mais, sobre cuidados de beleza e higiene, dos meninos, dê uma navegada no meu blog "Barba, cabelo & bigode" – só para homens, mas que, nada tem, contra as damas - hospedado no site de O Boticário. Clique em "HOMEM", e, depois, "O Boticário Men".
As águas perfumadas fazem sucesso há muito tempo. Em 1709, na Alemanha, o perfumista italiano Jean Maria farina inventou a água de colônia. Nem preciso dizer que isso rolou na cidade de Colônia. Mas, se olharmos para a história, os nossos cheiros, nem sempre foram, um mar de rosas. Vamos a um pedacinho de meu livro ?
Os odores – prazerosos ou repugnantes – estão associados ao século XVII. A água, era considerada nociva para a pele e a maioria das pessoas evitavam banhar-se com freqüência. Em lugar do banho, procuravam diminuir os odores, friccionando o corpo com toalhas molhadas e trocando de roupas com muita freqüência. Acreditava-se que uma camisa branca e limpa poderia absorver a sujeira da pele.
O perfume era outro substituto da limpeza. Para dissimular o odor corporal utilizavam-se pomadas compostas de âmbar cinza e benjoim, dentre outros macetes, para espantar os maus odores. Os aromas se aplicavam ao corpo como algo medicinal. Chupava-se pastilhas perfumadas para limpar os dentes. Luis XIV se cercava de deliciosos perfumes em Versailles
O perfumista Maritial, um favorito da corte, tinha o seu próprio apartamento, para misturar odores e perfumes destinados ao rei. De fontes brotavam águas de flores de laranjeira e pelo palácio se borrifavam águas cheirosas e, também, eram espalhados almofadões perfumados. Homens e mulheres usavam lenços e luvas perfumados. Tudo se perfumava com fortes fragrâncias de especiarias, musgo e âmbar.
Os banhos também não eram práticas comuns no século XVIII e as pessoas usavam maquiagem para dissimular a pele suja. O odor corporal se disfarçava com perfume. Luis XV, exigia de seus cortesãos o uso de um perfume diferente a cada dia. Madame Pompadour, não media esforços e nem dinheiro para cuidar da beleza e gastava por volta de 500 mil libras em perfumes. Maria Antonieta, emplacou a moda dos aromas leves e as lavandas. Suas favoritas eram as de violeta e rosa.
Ainda no século XVIII, o comércio e a arte da perfumaria começou a se desenvolver também na Inglaterra. Em Londres, na Jermyn Street o catalão Juan Floris inaugurou, em 1730, a perfumaria Floris, que se tornou a favorita da realeza. A marca existe ainda hoje, como a segunda perfumaria mais antiga, depois da farmácia Santa Maria Novella, em Florença.
Em 1770, a família Cleaver fundou uma companhia de sabonetes e perfumes. Com o passar do tempo ficou conhecida como Yardley, famosa e chique e tradicional até hoje. Um dos produtos mais populares daquele tempo, era a pomada para homens, com lavanda de Norfolk e gordura de urso.
No século XIX, começaram a surgir novidades a partir da alquimia orgânica e no século XX, os perfumes e águas de toalete, passaram a ser fabricados em escala industrial e tornaram-se hypes. Ueba ! Não podemos esquecer do Chanel Nº 5 – um eterno hit de Mme Coco Chanel.
No final da década de 1930, a maioria dos membros de classe média dos dois lados do Atlântico, já se orgulhavam de terem banheiro em suas residências.
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