As autoridades da cidade de Milão, no norte da Itália, estão se preparando para distribuir 40 quilos de caviar beluga aos pobres da cidade como presente de Natal.
A iguaria foi apreendida em novembro, depois de ser descoberta com dois homens que haviam saído da Polônia e que levavam a carga escondida.
Segundo o jornal Corriere Della Serra, essa quantidade de caviar beluga - a variedade mais cara de todas - valeria US$ 550 mil, o equivalente a R$ 1,3 milhão.
A polícia italiana conduziu testes para confirmar que o caviar é comestível e agora a carga vai ser distribuída a cantinas de instituições de caridades e abrigos do governo.
Vários países europeus investiram na luta contra o comércio ilegal de caviar, depois que mais de 600 toneladas do produto foram contrabandeadas na União Européia entre 1998 e 2004.
No entanto, no ano passado, as Nações Unidas suspenderam uma sanção que proibia a exportação de caviar beluga, depois que os países do Mar Cáspio concordaram em limitar a pesca do esturjão beluga, peixe do qual a iguaria é retirada.
A proibição havia sido imposta porque a espécie estava rapidamente desaparecendo do Mar Cáspio, fonte de cerca de 90% do caviar do mundo.
Comentários