Pular para o conteúdo principal

E QUANDO O ASSUNTO POR ARMAS

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deve participar nesta quinta-feira da primeira reunião com uma equipe do Serviço Nacional de Inteligência americano, a CIA.
O encontro, rotineiro na agenda dos presidentes da república, serve para colocar o ocupante da Casa Branca a par de assuntos estratégicos para o governo.
Segundo reportagem publicada pela rede de TV CNN, o diretor do Serviço Nacional de Inteligência, Mike McConnell, avaliou o cenário global a longo prazo e falou sobre o que a população mundial estará enfrentando em 2025. O quadro esperado, de acordo com o diretor, não é otimista.
Jae C. Hong/AP/4.nov.2008
CIA faz primeira reunião com Obama para apresentar relatório de temas estratégicos
Em uma conferência anual para agentes do Serviço de Inteligência, McConnel falou que o aumento dos índices demográficos, da competição por recursos naturais e a mudança climática vão aumentar a possibilidade de conflitos. São essas análises que deverão ser repassadas a Barack Obama na reunião desta quinta-feira.
Uma equipe do serviço de inteligência foi nomeada para apresentar os relatórios secretos e discutir os temas com Obama, segundo a CNN.
Na avaliação de McConnell, o crescimento da economia e da população vai aumentar a demanda por suprimentos, como energia e alimentos. O fornecimento de petróleo e gás deve ficar mais escasso e a produção concentrada em áreas politicamente instáveis.
Conflitos
McConnell disse também que estudos apontam que novas tecnologias --como biocombustível, carvão limpo e hidrogênio-- vão demorar pelo menos 25 anos para serem comercializadas em larga escala. O acesso restrito à água limpa e tratada, de acordo com analistas, vai chegar a níveis de alerta sem precedentes nos próximos 20 anos. Segundo McConnell, 1,4 bilhão de pessoas em 36 países vão enfrentar escassez de água, o que impactará na produção de alimentos.
McConnell prevê também uma transferência, sem precedentes, da riqueza global do ocidente para o oriente. Em 2025, a China deverá ser a segunda economia do mundo. A Índia estará crescendo para ocupar a segunda ou terceira posição. "Dada a confluência dos fatores do novo sistema global, com o agravamento da tensão sobre recursos naturais e proliferação de armas, prevemos um ambiente favorável a conflitos", disse McConnell.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

to^ bonsai

My coffee-table book MOTEL | HOTEL featuring Todd Sanfield is now sold-out. I want to thank everyone who purchased a copy.

Les fraises Sarah Bernhardt d’Escoffier chez Benoit Paris « Rendre hommage au plus grand cuisiner français du 19e, c’est un devoir de mémoire » nous raconte Eric Azoug, le chef du restaurant Benoit. Cet été les clients du restaurant pourront découvrir un dessert d’Auguste Escoffier : « Les fraises Sarah Bernhardt ». Inspiré par la célèbre comédienne, ce dessert est une petite merveille de douceur et de fraîcheur... Les fraises sont mises à macérer dans le curaçao, elles sont ensuite dressées en timbale au moment de servir, sur un socle de mousse glacée au curaçao et accompagnées d’un sorbet à l'ananas. www.benoit-paris.com