Governo bloqueia acesso na ilha ao blog "Generación Y", de jovem opositora
DA REDAÇÃO
Autoridades cubanas bloquearam o acesso da ilha a um dos blogs mais lidos do país, escreveu ontem a autora da página, Yoani Sánchez, 32. "Generación Y", que recebeu 1,2 milhão de visitas em fevereiro, virou símbolo da nova geração de opositores do regime na rede.
Segundo Sánchez, uma mensagem de erro é o que aparecia quando se tentou acessar seu blog (www.desdecuba.com/generaciony) e mais duas outras páginas em Cuba no fim de semana. Filtros também foram instalados para retardar o acesso. "Isso é efetivamente bloquear o acesso ao blog. Quem, com o acesso limitado à rede em Cuba, vai esperar 15 minutos para ver a página?", disse ela à Reuters.
"Os anônimos censores de nosso famélico ciberespaço querem fechar-me em meu quarto, apagar minha luz, não deixar que meus amigos entrem", escreveu ela.
A blogueira diz que já encontrou uma maneira de burlar a intervenção e que qualquer um com alguma habilidade vai fazer o mesmo. É a primeira vez que Sánchez, autora de textos bem-humorados e críticos, sofre represálias. Em fevereiro, ela disse à Folha que não fora vítima de intimidações: "Vamos ver até quando dura isso". Ontem, disse: "Esse sopro de frescor desarrumou os cabelos dos burocratas e censores [...]. Não há censura que possa impedir pessoas que estão determinadas a acessar a internet".
Comentários