O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, convidou o reverendo Gene Robinson, bispo abertamente homossexual, para rezar uma missa em uma cerimônia no Lincoln Memorial, no dia 18, a dois dias de sua posse.
Segundo o jornal americano The New York Times, o convite a Robinson, que ajudou Obama a lidar com os direitos dos gays durante a campanha, pode ser uma tentativa de desfazer o efeito negativo da convocação de Rick Warren para realizar a prece que abre a cerimônia de posse, no dia 20. Warren, que é reverendo de uma grande igreja na Califórnia, opõe-se ao casamento de pessoas do mesmo sexo.
Quando de sua consagração como bispo da Igreja Episcopal em 2003, Gene Robinson foi alvo de uma grande polêmica e, desde então, tornou-se um porta-voz internacionalmente conhecido dos direitos dos homossexuais. No ano passado, o reverendo casou-se com seu parceiro em uma cerimônia religiosa.
Em entrevista ao jornal nesta segunda-feira (12), o bispo Robinson disse acreditar que a sua inclusão nos eventos da posse vinha sendo considerada antes da controvérsia a respeito da convocação do conservador Warren. Apesar disso, o reverendo reconhece que o convite pode ajudar a “curar a dor” entre o público homossexual. “De muitas maneiras, o convite comprova quem Barack Obama era e continuará a ser como presidente – alguém que está construindo uma rede ampla, que inclui todos os americanos”.
Robinson afirmou que já sabia do convite para participar da celebração há cerca de duas semanas e meia.
Comentários