Pular para o conteúdo principal

RAINHA


Esther is here. A artista africana da etnia Ndebele chegou ao Brasil no meio desta tarde, realizando um processo que começou em maio de 2008, quando visitei a vila em que ela mora a três horas de Johannesburg. Como consultora da Melissa, fui visitar três países da África para a pesquisa que resultou na coleção que será lançada na São Paulo Fashion Week a partir do dia 18.
Quando me ligaram do aeroporto falando que ela acabara de chegar não me contive: desabei em lágrimas.
Foi muito esforço concretizar este projeto, sonho que virou espécie de missão. Do primeiro momento em que a vi, em frente à sua casa, toda desenhada por ela com os padrões característicos dos Ndebele e que a tornaram símbolo da África, senti que ela deveria vir ao Brasil e desenhar uma sandália pra Melissa. Quando fui me despedir dela perguntei se ela gostaria de vir. Ela mesma respondeu que seria um sonho. Pedi que ela se lembrasse do meu nome e do meu rosto, pois eu iria trazê-la ao Brasil em janeiro de 2009. Ela apenas sorriu. Não deve ter acreditado, né? ;-)
Ao longo de 2008 trabalhamos na Melissa com este objetivo, lutando com o timing próprio da África, com a pouca facilidade de contatos telefônicos e via email. Até que conhecêssemos a professora Juliana Macek, que entrou na história pra resolver tudo. Juliana embarcou para lá em novembro para explicar toda a operação para Esther e seus netos, que cuidam dos bookings dela no mundo todo (ela viajou recentemente para a Itália e para os Estados Unidos). Voltou com o contrato assinado e com o relacionamento estreitado com Mama Esther _como ela é carinhosamente chamada. A querida Ju voltou pra lá dia 6 de janeiro para acompanhar Esther em seu embarque para o Brasil.
Ao trazer Esther Mahlangu para São Paulo realizamos a primeira etapa deste trabalho, que é homenageá-la e proporcionar aos brasileiros a oportunidade de conhecer a excepcional história de vida desta grande mulher. Uma coletiva de imprensa na House, dia 19, vai apresentá-la para meus colegas jornalistas, e dia 21 faremos um coquetel no lounge de Melissa na SPFW, todo sob o tema Afromania. Bem, quem passou pela Oscar Freire já pôde ver o elefante de cinco metros de altura e a fachada inspirada nos desenhos de Esther lá em sua vila: a África invade os Jardins!!! ;-) E as fotos da pesquisa ornamentam as paredes internas da Galeria...
Como sequência vamos dia 24 pra Salvador mostrar para Esther a África deste lado do Atlântico, vai ser emocionante...! Licia Fabio vai nos receber com muito amor e está preparando uma programação que vai sacudir a cidade!!!
Tudo isso é material para "Esther is Here", o documentário que estamos realizando, com patrocínio da Melissa e da South African Airways, que em março nos levará de volta para Mpumalanga. No meio disso tudo, ainda me meto a fazer cinema!!! ;-)
Ainda bem que tenho a linda Gisela Domschke e uma equipe de produção babado comandada pelo querido Jorginho Tobias...! Esta temporada promete!!!!
Beijos & lágrimas
Palô
PS.: Aproveito para agradecer Paulinho Pedó e Raquel, da Melissa, pela confiança e apoio, mais Fernando, Karina e Francyne, o incrível time de Melissa, e certamente Eduardo Jordão de Magalhães, meu querido, Ju Macek e Eduarda Porto de Souza; toda a House of Palomino _mais que uma equipe, uma família, e esse elenco de profissionais incríveis que se juntou para este documentário, acreditando em mim...! Hoje é um dia muito especial para nós, um "resgate ancestral", conforme falou Mãe Zezé... Como se diz na Bahia, pronto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

to^ bonsai

My coffee-table book MOTEL | HOTEL featuring Todd Sanfield is now sold-out. I want to thank everyone who purchased a copy.

Les fraises Sarah Bernhardt d’Escoffier chez Benoit Paris « Rendre hommage au plus grand cuisiner français du 19e, c’est un devoir de mémoire » nous raconte Eric Azoug, le chef du restaurant Benoit. Cet été les clients du restaurant pourront découvrir un dessert d’Auguste Escoffier : « Les fraises Sarah Bernhardt ». Inspiré par la célèbre comédienne, ce dessert est une petite merveille de douceur et de fraîcheur... Les fraises sont mises à macérer dans le curaçao, elles sont ensuite dressées en timbale au moment de servir, sur un socle de mousse glacée au curaçao et accompagnées d’un sorbet à l'ananas. www.benoit-paris.com